Brasil é subdesenvolvido pela baixa produtividade do trabalhador, diz Samuel Pessôa

Em entrevista exclusiva à EXAME e ao Canal Um brasil, o economista falara sobre o desafio para melhorar a produtividade e diminuir o Custo Brasil

Para Samuel Pessôa, economista e pesquisador do FGV, o grande obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil é a baixa produtividade do trabalhador. "Somos subdesenvolvidos por causa da baixa produtividade. O trabalhador brasileiro produz em uma hora apenas 20% do que o americano produz no mesmo período. "A educação de qualidade dá duas coisas para o trabalhador. A primeira é a cognitiva, que seria a capacidade de resolver problemas, raciocínio lógico e comunicação clara, que você aprende nos bancos escolares. E a segunda seriam as habilidades socioemocionais, a capacidade de aguentar frustação, persistência, cálculo prospectivo, capacidade de operar em grupo. Não nascemos sabendo dessas coisas. Segundo os estudos que conheço sobre o assunto, a falta dessas qualidades é responsável por 50% da baixa produtividade do trabalhador", diz.



O segundo problema, porém, estaria ligado às ineficiências que formam o Custo Brasil, que custam anualmente R$ 1,7 trilhão ao país. A cifra se aproxima de um quinto do PIB nacional – 19,5%. “Temos uma legislação tributária muito complexa que gera um litígio enorme e que demanda um número exorbitante de contadores para que as empresas paguem as obrigações. Gastamos muito dinheiro resolvendo litígios nas esferas administrativa e judicial, fora o que já foi gasto para processar o pagamento de impostos", diz Pessôa. "Isso ‘desvia’ recursos da atividade de inovação tecnológica, de melhora do produto, e, então, a produtividade cai. E isso vale para diversas atividades; há muitas coisas que fazemos porque a regulação é ruim.”
Segundo o economista, a saída para resolver o problema não é simples: passa por melhorar a educação pública, com foco no ensino fundamental e ensino médio, além de medidas como a reforma tributária para melhorar o ambiente para as empresas brasileiras.

Leia a matéria na íntegra clicando no portal: 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho: Uma Análise em Meio à Realidade Brasileira - Por Haroldo Dutra Dias

EM TEMPOS DE ALTA DE COBRE, O ALUMÍNIO COMO OPÇÃO PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.

Us And Them - Pink Floyd - Nós e eles